HISTÓRIA E FICÇÃO: O MECANISMO

Fazer uma História e Ficção da Idade Contemporânea, mais especificamente da atualidade é ousado e posso cometer erros históricos, exatamente por que não sei desfechos. Porém farei mais uma análise pessoal, comentando minhas impressões sobre o enredo a as analogias do filme. Então, tem Spoiler.

Gostei do seriado, muito bem feito ao estilo Netflix e Selton Mello de fazer cinema e seriados. Tem várias críticas, tanto a Direita quanto à Esquerda. Aqui, como no filme vou me referir a Esquerda e Direita política de nosso país de forma bem genérica como usado no filme, e um dos protagonistas comenta mais de uma vez que "O MECANISMO", é algo que existe a longos anos no Brasil, é epidêmico e ele compara com um câncer que infecta cada camada social, tanto o pessoal que vai arrumar o esgoto para ele, como os financiamentos de campanha política e a compra do legislativo para ter maioria na aprovação de alguma lei ou emenda.

"O MECANISMO", é sistêmico e infindável por que todas as políticas, tudo que é público se envolve nessa rede de corrupção que favorece os empresários em conluio com os políticos e partidos para sustentar campanhas políticas caríssimas.
O seriado apresenta a dificuldade dos policiais federais de realizarem essas investigações, o esforço geral do Planalto em abafar o caso ou cair em desdém a investigação. Apresenta o desgaste emocional, familiar dos policiais envolvidos com essas investigações até com comportamentos obsessivos. Assim, vai apresentando uma polícia (os obsessivos) eficiente, enquanto o Ministério Público, aproveitador e que gosta de fazer acordos extremamente benéficos aos culpados que usam a delação premiada para saírem ilesos ou com o menor dano possível, mas nunca falam tudo.

O Juiz... esse fazendo referência ao Moro, mostra a tendência de sua esposa ao grupo da Direita, mas a posição dele sempre legalista, ou seja, de acordo com as leis existentes de nosso país, mas ao mesmo tempo ousado por autorizar, prisões, condução coercitiva e busca e apreensão na casa de políticos e da elite brasileira.

Faz críticas bem contundentes com relação ao STF, onde seus membros são extremamente partidários. Como também põem a direita como articuladora de um golpe, para tanto vazamentos de áudios e detalhes de investigações para a mídia para criar esse clima de animosidade à esquerda e tomar o poder quando for conveniente.

Se formos fazer uma análise fria, ninguém é santo, tanto os policiais, quanto os corruptos (bandidos), tem suas extravagâncias, por exemplo suas obsessões profissionais no caso dos policiais e dos corruptos a certeza da impunidade e ganância.

Enfim, vale apena assistir tanto se você for de Esquerda ou de Direita, porque mostra as dificuldades de realizar investigações sérias nesse país sobre as elites e políticos, a crença na impunidade e as tristezas dos brasileiros, que se indignam com essa política porca, e nada fazemos para mudar.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TINTIM, O IMPERIALISMO E A EUGENIA

DESENHO SOBRE DIVERSIDADE ÉTNICA

HISTÓRIA E FICÇÃO: IDADE MÉDIA E O FILME “ROBIN HOOD O PRINCIPE DOS LADRÕES”