HISTÓRIA E FICÇÃO: GETÚLIO VARGAS E CORONELISMO.

Segue mais algumas boas obras que misturam História e ficção.

“Agosto” de Rubem Fonseca é uma obra de literatura escrita de forma dinâmica e envolvente que nos apresenta uma investigação policial e ao mesmo tempo a vida política do Brasil que está próxima a mudar com o suicídio de Getúlio Vargas, ou seja, tem como painel de fundo a vida política brasileira de 1954. O policial é das antigas e não aceita propina pelo seu trabalho, aliás, é um comissário, que se envolve em uma investigação sobre a morte de um milionário e existe a probabilidade dessa morte estar ligada ao atentado do jornalista e crítico ferrenho de Vargas, Carlos Lacerda. Dentro desse painel caótico brasileiro que mistura ficção policial e História se desenvolve um enredo dinâmico, culto e de leitura agradável.



            Outra obra fantástica é “Incidente em Antares” de Érico Veríssimo, esta obra trata-se do coronelismo, principalmente no Rio Grande do Sul. O livro é dividido em duas partes a primeira contando como é o coronelismo no Rio Grande do Sul, as disputas familiares, política e os bajuladores. Essa parte tem como característica um aspecto mais Históricos e de introdução aos eventos claramente fictícios da segunda parte.
            Na segunda parte encontramos coveiros em greve e umas pilhas de caixões levam os mortos a levantarem de suas tumbas e tirarem satisfações, primeiro com suas famílias, que estavam mais preocupados em dividir as heranças deixadas do que em zelar pelo corpo do morto. Imaginem que morto não tem que se preocupar com sua imagem, moral e muito menos limita seus pensamentos... sim os mortos se revoltam com seus parentes e segue uma série de situações cômicas e inusitadas que nos diverte, e muito. Ótima obra de literatura, com escrita dinâmica e leitura agradável.
           
            Espero que gostem dessas obras de literatura nacional, ressalto que esses escritores brasileiros são ótimos e escrevem de forma fabulosa e envolvente, cada um tem seu estilo, porém ambos nos divertem e entretém como poucos.
Ótimas leituras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TINTIM, O IMPERIALISMO E A EUGENIA

DESENHO SOBRE DIVERSIDADE ÉTNICA

HISTÓRIA E FICÇÃO: IDADE MÉDIA E O FILME “ROBIN HOOD O PRINCIPE DOS LADRÕES”