HISTÓRIA E FICÇÃO NA IDADE MÉDIA.

A uma série de livros de ficção sobre Idade Media (Séc. V-XV). Livros que respeitam determinados pontos históricos, como as limitações das épocas, a religiosidade, as lutas e alguns fatos históricos como é o caso do escritor Bernard Cornwell. Ele escreveu “As Crônicas do Rei Arthur”, “Em Busca do Graal” e “As Crônicas Saxônicas” sobre esse período. No caso li até o momento, apenas a trilogia “Em Busca do Graal” (O Arqueiro, O Andarilho e O Herege), que compreende a Guerra dos 100 Anos (1341-1453), entre Inglaterra e França no fim do Período Medieval, onde apresentam de forma bastante intensa, com muitas disputas entre a Dinastia Plantageneta (ingleses) e a Dinastia dos Capetos (franceses), pela sucessão da coroa francesa e o apoio dos senhores feudais a esses monarcas. Neste livro em especial é destacado a importância dos arqueiros ingleses na invasão e sucessivas vitórias durante alguns momentos da guerra, além das estratégias militares e óbvio o envolvimento do clero na busca pelo graal e consequentemente a inquisição.
O outro que li e sugiro a vocês é “As Crônicas Saxônicas” é uma sequência de 5 livros que narram a invasão dinamarquesa (Viking) a Grã-Bretanha do Séc. IX-XI. Também prioriza a ficção, narrando batalhas reais e fictícias sobre a duradoura defesa dos anglos. Apoios e traições dos senhores feudais, o código de honra dos guerreiros e as disputas entre cristianismo e a religião nórdica.


Em geral, os livros do escritor têm uma narração em primeira pessoa, é de fácil leitura, prioriza batalhas travadas pelos ingleses e seus inimigos, estratégias militares, armas da época, caracteriza o tempo Medieval nas suas relações familiares, de guerra e religião. Ou seja, é um ótimo livro para se ler, entreter e conhecer um pouco de história medieval. Porém não é um livro de história como disciplina, e sim de entretenimento e de ilustração de um período.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TINTIM, O IMPERIALISMO E A EUGENIA

DESENHO SOBRE DIVERSIDADE ÉTNICA

HISTÓRIA E FICÇÃO: IDADE MÉDIA E O FILME “ROBIN HOOD O PRINCIPE DOS LADRÕES”