HISTÓRIA E FICÇÃO: IDADE MÉDIA E O FILME “ROBIN HOOD O PRINCIPE DOS LADRÕES”

A Família Locksley era proprietária de terras e Senhores Feudais que juraram fidelidade ao Rei Ricardo Coração de Leão. Como parte do juramento os nobres e, ou, seus filhos deveriam participar das atividades militares que seu soberano estava envolvido. O que acabou levando Robin de Locksley à cruzada.

Na ausência de Robin, seu pai foi acusado de infiel, perdeu suas terras e bens, foi assassinado de forma assustadora pelo Tribunal do Santo Ofício ou Inquisição a partir dos desentendimentos com o Xerife de Nothinghan. A Inquisição não era muito justa, principalmente por condenar crimes de fé, uma coisa totalmente subjetiva. O tribunal poderia auxiliar e por fim em querelas pessoais, pois pessoas que não se davam bem poderiam acusar um rival, ou inimigo de crime contra a Igreja e a fé cristã, fazendo com que essa pessoa fosse perseguida, presa e sob tortura acabar confessando o que o tribunal a inquiria. Quando a família tinha posses ou era da nobreza, o denunciante e a igreja, geralmente eram beneficiados pelas transferências das terras e dos bens do acusado.

O Tribunal é popularmente conhecido por perseguir e queimar bruxos e bruxas nas fogueiras, além dos judeus. No caso da bruxa do filme ela é protegida e escondida pelo Sr. de Nothinhan por isso ela não é assassinada. A bruxa apesar de ser feia e assim reproduz um estereótipo, não seria condenada apenas pela falta de sua beleza, e sim porque pratica os antigos rituais e cultos aos deuses nórdicos, romanos e outras seitas que resistiam a conversam ao cristianismo. Essas outras religiões se caracterizam por cultuar diversos deuses (politeísmo) e praticas de rituais como os sacrifícios, por isso eram denominados de pagãos ou bruxos pelos cristãos. A bruxa do filme utilizava cuspe, runas, sangue entre outras coisas para se comunicar com deuses ou espíritos e assim obter a vantagem de alterar o possível destino.

O Feudo era uma região de terras divida em uma fortificação, para proteção do castelo, da igreja, do local de armazenamento das colheitas, cocheira e moinho. Próximo, ficava lotes de terras divididos aos camponeses que juravam fidelidade ao Sr. Feudal e por isso poderiam utilizar suas terras e receber sua proteção em troca de pagamento de impostos pago com trabalho e principalmente parte da produção agrícola. Os cavaleiros também juravam fidelidade ao Sr, mas dedicam-se principalmente à caça e defesa do Feudo.

Nas suas possessões o Sr. Feudal era o líder mais poderoso, cuidando do aspecto político, econômico, social, jurídico e militar, sendo assim soberano em suas terras, podendo ser um tirano como o Xerife de Nothinghan, inclusive possuindo quantas e quais mulheres quisesse, indiferente de sua idade, ou se fosse casada ou não. Ele poderia promover festas e mortes públicas, sendo esta última uma grande atração popular.

No filme encontramos um personagem chamado de Mouro. Os mouros são os Árabes, geralmente de religião Islâmica, Muçulmana, que no caso é interpretado pelo ator Morgan Freeman, o homem cuja gratidão pela libertação da prisão vai à Inglaterra como protetor de Robin (Kevin Costner). As cruzadas tinham a principal intenção de libertar Jerusalém dos infiéis, sendo que os infiéis eram os Muçulmanos e esses obviamente seriam tratados com desprezo, preconceito e discriminação pelos cristãos da Europa Medieval, coisa que é demonstrada em algumas passagens do filme.

O Mouro traz algumas novidades para a Inglaterra como a luneta e a pólvora, essas evoluções tecnológicas, além da bussola são inovações trazidas pelos árabes e no contato com os chineses a partir das cruzadas onde se intensificam as trocas comerciais com esses povos. Esses objetos e o contato com o oriente iniciará modificações na Europa que resultaram no Renascimento e Grandes Navegações levando a centralização do poder e a formação das Monarquias Nacionais e Absolutistas.

Ricardo Coração de Leão (1157-1199), interpretado por Sean Connery foi um rei inglês que tinha sob sua influência vários feudos, mas não tinha uma unidade em seu governo, pois o poder era descentralizado. O Sr. Feudal poderia se declarar vassalo de qualquer rei podendo, assim, o feudo da Bretanha se declarar vassalo do rei da França e vice-versa. Lembre-se que o poder no período medieval era local, não nacional e o supranacional ficava a cargo da Igreja que fomentava essa divisão do poder. O Rei Ricardo liderou junto com Felipe II da França a 3ª Cruzada que dentre várias conquistas atingiu a almejada cidade de Jerusalém derrotando “num segundo combate [Saladino sultão árabe muçulmano que dominava a região], e por duas vezes avançou até os muros de Jerusalém, mas desentendimentos entre os próprios cruzados, que culminaram com a saída do exército de Filipe Augusto [rei da França] da campanha, além das más notícias chegadas da Europa, dando conta que seu irmão havia se apossado do trono com a ajuda do rei francês, fizeram-no assinar em 1192 um tratado de paz com o príncipe oriental, segundo o qual os cristãos ficavam com as cidades costeiras da região e o direito de visitar o Santo Sepulcro”. (DANNEMANN. Ricardo Coração de Leão)¹

Durante o filme ouvimos falar bastante de Ricardo e no fim o vemos sendo aclamado por seu povo isso se deve ao fato aos êxitos na Cruzada e ao retornar “à Inglaterra, seu navio naufragou no mar Adriático em dezembro de 1192, mas ele conseguiu salvar-se. Para evitar a entrada em território francês Ricardo tentou atravessar a Alemanha sob disfarce, porém foi reconhecido, preso, levado a Viena e entregue ao imperador daquele país, com o qual negociou um resgate no valor de 150.000 marcos para recuperar a liberdade. Solto em março de 1194, chegou no mesmo mês à Inglaterra, entrando em Londres sob aclamação popular.” (DANNEMANN. Ricardo Coração de Leão)¹

Aqui segue mais uma análise complementar do período medieval ao riquíssimo acervo de filmes e livros que compõe esse período tão encantador e místico.

Notas:

1 - DANNEMANN, FERNANDO KITZINGER: Ricardo Coração de Leão. Acessado em 22/07 às 12hs:  http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1420055)


VÍDEO DUBLADO DO INÍCIO DO FILME.

THRILLER DO FILME EM INGLÊS.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TINTIM, O IMPERIALISMO E A EUGENIA

DESENHO SOBRE DIVERSIDADE ÉTNICA