GUERRA DOS TRONOS (GAME OF THRONES) E IDADE MÉDIA.


Qual a relação desse seriado de fantasia com a Idade Média? Guerra dos tronos apresenta Sete Reinos, cada reino tem seu líder, que se legitimam pela tradição e hereditariedade da família formadora e protetora de cada reino. Todos os reinos devem se declarar vassalos do Rei, que administra a Capital Porto Real e gerência os outros nobres, líderes dos Sete Reinos.
            Agora começa a clarear a relação existente entre Idade Média e Guerra dos Tronos. Apesar de se tratar de uma fantasia e ficção, são resgatados características da Idade Média, como a nobreza feudal (líderes dos feudos, ou reinos), e a relação de fidelidade existente entre o rei, a nobreza e os servos. Os nobres disputavam o prestígio do rei e tinham seus servos, comandavam os cavaleiros que eram defensores do feudo e podiam ser convocados pelos reis para servirem em algum conflito dos seus monarcas.
            A primeira temporada do seriado destaca as relações de suserania e vassalagem, as conspirações da nobreza pela sucessão de reis, a questão dos ideais de honra, fidelidade, do preconceito aos filhos não legítimos do casamento (bastardos) e o temido desconhecido, que na Idade Média era preenchido pelos mitos, lendas e crenças em dragões, serpentes marinhas entre outras, e legitimada ou perseguida pela fé católica de forma agressiva ou passiva.
A religiosidade de Guerras dos Tronos apresentada até o momento é a fé nos “deuses antigos” (paganismo e bruxaria na Idade Média) enquanto na Capital é cultuado algo diferente, mas que não fica claro nessa temporada, porém esses depreciam a fé nos “deuses antigos”.
Por fim, temos um ótimo seriado que combina elementos da Idade Média, em um mundo de fantasia que diferencia não só aspectos religiosos como geográficos, e caracteriza o período por seus aspectos políticos e de ideais. Guerra dos tronos é capaz de nos entreter no gênero da fantasia, com muitos mistérios, com relações políticas que não cançam o espectador e com um enredo e roteiro bem escrito e amarrado.

A seguir vejam os thrillers de Guerra dos Tronos:


Comentários

  1. Este das religiões em a game of thrones é muito interessante, no final, eu acho que o único deus vai ser o deus de muitas faces e cada um dá a interpretação que você quer em sua religião. Enquanto aguardamos o próximo capítulo desta temporada nós só ter publicado o HBO e notas como você para nos armar teorias, espero que não seja o único que faz: P

    ResponderExcluir
  2. cansam* e não canção, o último parágrafo.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela correção Michelle. Desculpa pelo meu erro.
    Maria, este seriado é curioso e interessante em diversos aspectos. Mas confesso que a penultima temporada e a última não assisti, pois estou esperando os novos livros e prefiro ler depois assistir o seriado. De qualquer forma penso que você tem razão em afirmar que a origem pode ser os deuses de muitas faces e as outras são reinterpretações como existem em várias religiões em nosso mundo, tanto a Cristã, Judaica e Islãmica/Muçulmana para ficar nas mais influentes da nossa sociedade. Agora voltando ao Game of Thrones, dá para perceber que a religião do "fogo" liderada pela Melisandre é a mais misteriosa e a que ganha maior nº de seguidores, acredito por ter poderes mágicos; o que a torna muito poderosa e as pessoas, temorosas.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que as primeiras temporadas são difíceis de entender, mas depois da terceira temporada começa a magia. 😀 Game of Thrones se tornou em uma das minhas histórias preferidas desde que li o primeiro livro. Setima Temporada de Game of Thrones promete muito para o espectador e espero que assim seja, sou fã das series, por que eu gosto do suspense de esperar um novo capitulo ou temporada e estou super emocionada com este novo lançamento, principalmente por saber como segue a história e o desenvolvimento dos personagens.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TINTIM, O IMPERIALISMO E A EUGENIA

DESENHO SOBRE DIVERSIDADE ÉTNICA

HISTÓRIA E FICÇÃO: IDADE MÉDIA E O FILME “ROBIN HOOD O PRINCIPE DOS LADRÕES”