IMPERIALISMO EUA

CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Podemos encontrar vários artigos sobre o Imperialismo do EUA, na internet e nos livros de história, geografia, sociologia e demais ciências humanas. Ressalto nessa introdução a existência de parcialidades (interesses) na forma de se contar uma História, muitas vezes atrapalhando sua objetividade, por isso a minha intenção em informar sobre Imperialismo Estadunidense, apresentando algumas imagens feitas na época da ação imperialista, vídeos e fontes de fácil acesso, o que torna mais dinâmica, e menos parcial essa explanação.

O Imperialismo se inicia com os países europeus e é uma sequência mais radical, com base no cientificismo positivista, darwinista social e evolucionista que julga os países europeus como mais desenvolvidos política e economicamente, legitimando assim a intervenção desses países aos ditos primitivos ou menos evoluídos nas etapas de desenvolvimento social elaboradas principalmente pelos sociólogos franceses do século XIX.

Teremos no pós II Guerra Mundial (a partir de 1947) uma divisão do mundo em 2 pólos, o capitalista e o comunista, “modernizando” o imperialismo para essa nova etapa, onde os capitalistas são seguidos pelos Estados Unidos e os comunistas pela União Soviética.

IMPERIALISMO EUA
MARCHA PARA O OESTE
A Marcha para o oeste do EUA, para muitos historiadores já apresenta a intenção expansionista estadunidense, pois deixa claro na corrida para a incorporação de territórios que seguem do Oceano Atlântico (13 Colônias) e caminham até o Oceano Pacífico, comprando territórios, invadindo-os e dizimando a população nativa (indígena) suas propostas de expansão nas Américas.


DOUTRINA MONROE E GUERRA HISPANO-AMERICANA
O presidente James Monroe no início do século XIX deixa claro suas intensões referentes as Américas afirmando que desejava ampliar sua influência no continente e colonizar determinadas regiões dele.
A Guerra Hispano-Americana foi a guerra entre EUA e Espanha com o discurso de libertar , tornando independente, os países da América Central sob o domínio do Império Espanhol.

01: EUA afirma ao mundo sua intenção de soberania sobre a América. “A América para os Americanos”
02 – Países imperialistas sob as costas das regiões dominadas



03 - Supremacia do Tio Sam (EUA) sobe o Tio Bull (Inglaterra).

04 - Brasil entrega as chaves para os EUA. Atente-se também para a conversa deles e ao dominado rastejando






EMENDA PLATT
Esta emenda na constituição da Cuba independente da colonização espanhola consistia na possível intervenção estadunidense na ilha caso houvesse necessidade e a implantação da base naval do EUA na Ilha de Guantánamo. Hoje conhecida por Base Naval de Guantánamo e onde aprisiona inimigos do Estado Unidos como o Saddam Hussein que foi assassinado (enforcado) nesta base militar/prisão.

Blog com as principais invasões do EUA na América Latina e outras continentes dos século XIX até o XXI:
http://altamiroborges.blogspot.com/2011/03/invasoes-e-golpes-dos-eua-pelo-mundo.html



05 - Referencia a famosa foto de triunfo dos Estados Unidos na II Guerra Mundial. Quando um grupo de Soldados posam para uma foto erguendo uma bandeira dos EUA ao final da Guerra para fazer a publicidade da vitória.   

DOUTRINA TRUMAN E PLANO MARSHALL
A Doutrina Truman consiste na reconstrução da Europa após a II Guerra Mundial por meio de financiamento do EUA, com o intuito de restabelecer o maior mercado consumidor. O Plano Marshall da sequência a esse financiamento colocando o Estados Unidos como interventor militar do mundo Capitalista por meio da OTAN para a contensão da expansão da URSS (União das Repúblicas Socialista Soviéticas) e do socialismo.


06 - Plano Marshall. Atentem para as bandeiras que com põe a pessoa que segura o mundo.

07 - Haiti: Reparem nas pessoas pedindo paz armados.

08 - Reconstrução do Iraque a baixo
.


Plano Marshall: vídeo com  narração em português.
Fontes:
http://www.algosobre.com.br/historia/eua-no-seculo-xix.html Acesso em 27/03/2011. Plano Geral da História do EUA.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imperialismo Acesso em 27/03/2011. Definição de Imperialismo.


Além de livros historiográficos e de Ensino Médio.

SAIBA MAIS:
Darwinismo social e evolucionismo.

Videos Imperialismo:
http://www.youtube.com/watch?v=hYzOILgNGJA Imperialismo África e Ásia. Video de difícil leitura, mas boa música.
http://www.youtube.com/watch?v=bvh9pVmccqI Imperialismo África e Ásia. BBC. Video Legendado dividido em várias partes sobre o pensamento e atitudes Européia no Século XIX.
http://www.youtube.com/watch?v=Cq0KaslB0cg Imperialismo África e Ásia. Ótimo video.
http://www.youtube.com/watch?v=9obMnAfer3M Imperialismo África e Ásia. Utilizando imagens do AGE OF EMPIRES III.
http://www.youtube.com/watch?v=Vmc4NUffesw Imperialismo África e Ásia. Bom vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=gTx_aLATPdo&feature=related Imperialismo África e Ásia, com diversas Charges e Cartoons. Ótimo Vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=3rvo8UZuWwo Plano Marshall. Ótimo Vídeo.

Comentários

  1. Nossa, muito bacana a explicação e os cartoons. Ah, eu também tenho um vídeo para contribuir, não tem muito a ver com o assunto, mas é bem engraçado: http://www.youtube.com/watch?v=AFA-rOls8YA

    Aqui é a Larissa, do 3° ano do União

    Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TINTIM, O IMPERIALISMO E A EUGENIA

DESENHO SOBRE DIVERSIDADE ÉTNICA

HISTÓRIA E FICÇÃO: IDADE MÉDIA E O FILME “ROBIN HOOD O PRINCIPE DOS LADRÕES”